Políticas

Política de Privacidade

OBJETIVO

A finalidade desta POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS é apresentar quais os Dados Pessoais são tratados para viabilizar a operação de todas as funcionalidades proporcionadas pela Ajinomoto do Brasil e suas plataformas. Explicar como os Dados Pessoais são coletados, usados e divulgados pela Ajinomoto do Brasil em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/18).

1. Abrangência

1.1 As regras estabelecidas nesta Política deverão ser respeitadas por todos os funcionários da Ajinomoto do Brasil.

2. Glossário

2.1. ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): Órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional.

2.2. Cookies: Pequenos arquivos de texto que podem ser colocados no computador ou dispositivo portátil por sites ou serviços na web que o usuário utiliza. São utilizados para garantir o bom funcionamento de sites e demais serviços online, assim como para fornecer informações aos proprietários do site ou serviço online.

2.3. Dado Anonimizado: Dado que não associa e não identifica, direta ou indiretamente, pessoa física. Pode ser revertido para dado pessoal caso existam meios técnicos razoáveis e disponíveis que permitam a identificação.

2.4. Dados Pessoais: Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, como RG, CPF, nome, data de nascimento, localização geográfica, perfil comportamental, endereço IP, Cookies e outras informações similares.

2.5. DPO (Data Protection Officer): Encarregado pelo tratamento de dados, indicado pela Ajinomoto do Brasil.

2.6. Endereços de IP: Número usado na internet para identificar um dispositivo conectado. Sempre que o usuário se conecta à internet, seu dispositivo recebe um IP atribuído pelo provedor de serviços de internet.

2.7. Incidente de segurança: Acessos não autorizados e/ou situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

2.8. Titular dos dados: Pessoa física a quem o dado pessoal se refere.

2.9. Tratamento de dados: Toda operação realizada com Dados Pessoais, como coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, transmissão, arquivamento, eliminação, entre outras.

3. Responsabilidades:

3.1. Presidente da ABR Indicar os membros do Comitê de Investigação de Incidente.

3.2. Comitê de Investigação de Incidente: Formado temporariamente para investigar casos específicos de vazamento de Dados Pessoais e elaborar relatório final para o Presidente.

3.3. Colaboradores: Conhecer e se comprometer com a Política, comunicando ocorrências contrárias a ela e zelando pela confidencialidade das informações.

3.4. Departamento Jurídico Corporativo da ABR: Monitorar leis e regulamentos aplicáveis à proteção de Dados Pessoais e garantir conformidade.

3.5. Departamento de Comunicação: Elaborar e divulgar comunicados internos e externos sobre privacidade.

3.6. Departamento de Tecnologia da Informação: Fornecer informações técnicas e assegurar a observância desta política.

3.7. Departamento Responsável: Receber comunicações do SAC e tratar solicitações dos usuários.

3.8. DPO: Aconselhar a empresa sobre privacidade, comunicar a ANPD, realizar avaliações de risco e aceitar reclamações dos titulares dos dados.

3.9. SAC: Receber solicitações de cancelamento de subscrições e encaminhar aos departamentos responsáveis.

4. Coleta de Dados Pessoais

4.1. Fontes de coleta:

  • Sites e aplicativos da Ajinomoto do Brasil;
  • Redes sociais de terceiros;
  • Atendimento ao consumidor;
  • Registros offline (eventos, campanhas de marketing);
  • Dados recebidos de terceiros.

4.2. Dados tratados:

  • Dados de Contato: Nome, telefone, e-mail, perfis em redes sociais;
  • Dados de login: Nome de usuário e senha institucional;
  • Informações técnicas: IP, geolocalização, sistema operacional, navegador;
  • Interações on-line: Cliques, páginas visitadas, sessões;
  • Pesquisas de mercado: Comentários e sugestões sobre produtos.

4.3. Finalidades do Tratamento

Finalidade Dados Pessoais Descrição
Atendimento ao consumidor Nome, E-mail, Telefone Responder dúvidas, questionamentos e sugestões. Melhorar produtos, serviços e atendimento. Indicar supermercado mais próximo.
Realização de promoções e marketing Nome, E-mail Fornecer informações sobre produtos ou serviços, campanhas publicitárias e promoções por e-mail, SMS e redes sociais. Realização de concursos e premiações.
Interações em redes sociais Nome, E-mail, Fotos Uso de ferramentas de terceiros para anúncios. Interação via redes sociais. Personalização de conteúdos.
Personalização da experiência Nome, E-mail Entender hábitos e preferências. Melhorar experiência no site e apps. Otimizar conteúdos e publicidade direcionada.
Acesso ao Portal E-learning Nome de usuário, Senha Participar de cursos e treinamentos online.
Pesquisas e feedbacks Nome, E-mail Coleta de opiniões e sugestões para melhoria de produtos e serviços.
Outras finalidades gerais Nome, E-mail, Endereço pessoal Manutenção de contas, condução de pesquisas de mercado e contato geral com o usuário.

4.4. Direitos do Usuário

  • Acessar, corrigir ou excluir seus dados;
  • Revogar consentimento;
  • Solicitar informações sobre compartilhamento de dados.

5. Contato
Telefone: 0800 70 49 039
E-mail: privacidade@br.ajinomoto.com
Atendimento: Segunda a sexta, das 08h às 19h45.